Dente de "Leite" X Dentição Permanente
A troca da dentição de "leite" pela dentição permanente ocorre geralmente a partir dos 6 anos, podendo ocorrer antes. Nessa fase grandes mudanças vão ocorrer na boca da criança. A primeira pode até passar despercebida: é o nascimento do primeiro molar permanente. Como esse dente não substitui nenhum de leite, nasce atrás do décimo dentinho (o segundo molar), lá no fundo da boca, é pouco visível e, às vezes, difícil de escovar. Mas é preciso atenção na higiene, porque o primeiro molar permanente é determinante para posicionar os outros dentes na arcada.
Com o aparecimento do primeiro molar, começa a troca de dentes: caem os de leite e, num intervalo de seis meses, mais ou menos, surgem os seus correspondentes permanentes. A seqüência e a idade em que ocorre a erupção de cada dente permanente podem variar (como nos dentes de leite), mas em geral seguem a ordem abaixo.
Os últimos dentes a nascer são os do siso (terceiros molares), que só vão surgir lá pelos 18 anos, completando assim a dentição permanente:
16 dentes no arco inferior e 16 no superior.
site: http://odontologika.uol.com.br/guia_da_d…
Vale a pena imprimir a figura abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário