quarta-feira, 27 de abril de 2011

Adoção


FILHOS POR ADOÇÃO


Há algum tempo, li um artigo em que pais adotivos pontuavam as dificuldades que os filhos adotados numa idade acima da fase de bebê, têm para se sentirem amados, queridos e pertencentes àquela família, por mais que os pais se esforcem para lhes mostrar amor, carinho e aceitação.


Estas crianças, na sua maioria, passaram pela dor da rejeição, do abandono, da violência doméstica e, por isso, não conseguem confiar plenamente naqueles que os escolheu para serem seus filhos. Vivem atormentados pelo fantasma da rejeição, do medo de cometerem qualquer erro e voltarem para o orfanato ou para as ruas de onde vieram. Outras, de tão desiludidas, se tornam agressivas, como se quisesse provar para elas mesmas que não existe amor verdadeiro e incondicional. Diante desses traumas, a relação com os pais e irmãos não é espontânea e natural, quando muito, é expressa com reservas e através de atitudes motivadas pela obrigação (como servos) e não por amor.


Após essa leitura passei a refletir e compreender a dificuldade que alguns possuem de se entender e de viver, verdadeiramente, na condição para a qual o Pai os chamou: de Seus filhos. Deus nos criou à Sua imagem e semelhança para termos com Ele uma relação de intimidade e amor, mas o pecado nos deformou e nos escravizou, criando barreiras em nossa mente e em nossos sentimentos que, muitas vezes, nos impede de compreendermos o Seu grande amor e o Seu propósito de nos redimir, de nos libertar da escravidão do pecado. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16)


A Bíblia nos afirma que Deus o Pai “em amor nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo” (Ef . 1:5) Então amados, Deus nos escolheu em amor antes da fundação do mundo para sermos seus filhos através de Jesus. Isso é muito lindo, muito maravilhoso! Quando na terra um casal decide adotar uma criança eles sabem que estão tomando uma decisão irreversível, não poderão voltar atrás, não podem anular o registro, nunca ouvimos falar de ex – filho, mesmo os adotivos. Agora, pensem no Pai do Céu, “Ele não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa”. Será possível que Ele abandone um filho seu? Está escrito: “Pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de modo que não se compadeça o filho de seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, Eu, todavia não me esquecerei de ti. (Is. 49:15)


O apostolo João também nos ensina: “No amor não há medo. Antes o perfeito amor lança fora o medo, porque o medo produz tormento. Aquele que teme não é aperfeiçoado em amor (I Jo 4:1*) Não tenha medo de ser rejeitado pelo Pai, de voltar a sua condição antiga de escravo, de miserável pecador. Quando você errar, arrependa-se, confesse o seu pecado e tenha certeza de que está perdoado e Ele nem se lembra mais. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (I Jo 1:9)


A única pessoa que pode lhe impedir de viver como filho de Deus é você mesmo, se rejeitar a Sua oferta de amor através de Jesus. Nem mesmo o maligno pode lhe tirar da posição de filho. Ele nunca vai lhe abandonar, nunca vai lhe rejeitar. Jesus disse: “Quem vem a Mim de modo algum o lançarei fora”. Creia que a Palavra de Deus é a verdade e fora disso é mentira do diabo. Ponha no seu coração, registre na sua mente: “Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois não recebestes o espírito de escravidão para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Se nós somos filhos, logo somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo”. (Rm. 8:14 a 17) Já meditaram o que isto significa? Herdeiros das promessas de Abraão para o aqui e agora, conforme Galatas 3:29 e a vida eterna por Jesus Cristo. Aleluia!


Amados, alegrem-se por pertencer à família de Deus! Tenham um coração agradecido pelo que você é hoje – filho amado do Pai. Abandone tudo que desagrada o Seu Pai, deixe toda a religiosidade, liberte-se das “obrigações”, faça tudo por amor a Ele, honre-O com as suas atitudes, suas ações, suas palavras, amando a seus irmãos. “Tudo o que fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai” (Cl 4:17).

Contribuição de  Dayse Muniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário